Eu tenho tido flutuações de peso ao longo dos anos. E de saúde emocional, também. Tendo vindo a lidar com essas flutuações, aprendi a distinguir os comentários maldosos das críticas construtivas e habituei-me a nem sempre receber dos outros o apoio que preciso.
Não vou alongar-me sobre os problemas de auto-estima, nem das causas que muitas vezes são exteriores e provêm de sítios que deviam promover o bem-estar. Não vou, portanto, falar na contribuição dos media e etc, porque já toda a gente sabe disso.
Há uma coisa que me incomoda particularmente: detesto que as pessoas tentem diminuir os problemas dos outros como forma de "curá-los". Nenhum doente depressivo vai curar-se se ouvir as palavras mágicas "sê feliz". A depressão é uma doença, tem implicações químicas, físicas e psicológicas que, resumindo, não podem ser resolvidas num estalar de dedos. (Religião à parte) Ninguém concebe a ideia de que as palavras "vai, anda" curem um paraplégico, pois não? As doenças psicológicas, embora não se manifestem tão "obviamente" como as físicas, também não podem ser curadas só porque sim e é triste que a maioria das pessoas não entenda isto.
De qualquer forma, onde quero chegar com isto tudo? Ao meu problema. Tenho conflitos com a minha imagem e com a minha maneira de ser que existem desde que me conheço. Não gosto do meu corpo e não gosto do meu peso...mas, constantemente, aparece alguém que tenta reduzir os meus complexos por comparação. Não gosto que comparem os meus problemas aos do vizinho. Aqui em casa é um inferno porque eu estou condenada a caminhar eternamente sobre as brasas e ninguém me dá uns sapatos; na casa do vizinho é um purgatório porque ele está com a corda ao pescoço, mas o peso foi mal calculado, o pescoço não partiu e agora ele tem de sufocar até à morte que não vai chegar. Qualquer um que tente ocupar o lugar de juiz e decidir qual de nós está a sofrer mais é um idiota. O sofrimento não se mede.
Quando não é a comparação, é a negação. "Estás nada gorda, cala-te". Eu sinto-me gorda e tenho o direito de expressar a minha opinião. Acontece que não é só opinião, eu tenho provas concretas do meu peso e da falta de estética/boa-forma do meu corpo. Não vou gostar mais de quem me disser que estou magra para agradar-me e, certamente, não vou gostar de quem desmentir aquilo que eu sei.
Penso que o ser humano deve tentar estar em constante mutação para atingir um estado melhor. Claro que não estou obesa e nunca coloquei a hipótese sobre a mesa. Claro que há melhor e pior, mas eu sou eu e por mais pessoas que passem na minha vida, sou eu a única que terei de conviver comigo mesma para o resto da vidas. É melhor que goste de mim e, se não estou satisfeita, tenho todo o direito de desejar e exigir mais.
Gostava que, por uma vez, apoiassem as minhas decisões e ficassem felizes pelo meu empenho em progredir. Nos momentos em que simplesmente quero expressar o meu auto-ódio, gostava que me incentivassem, mas não que me mentissem ou que desvalorizassem a maneira como me sinto. Nem toda a gente pode ter um ventre liso, mas se com um pouco de esforço a pessoa pode, porque é que vou deitá-la a baixo? Se a pessoa pode passar de ser magra a ser atlética, porquê pedir-lhe que se contente com o que tem?
Para completar, queria fazer referência a todas as vezes em que estas comparações e negações são causadas por um falso conhecimento. Muitas vezes, elogiam-me, baseados no que vêem nas fotografias e no que vêem no dia-a-dia - depois de eu ter colocado toda a minha maquilhagem e vestido a roupa apropriada para me dar uma figura mais esbelta. Só em casos muito raros alguém fica melhor sem maquilhagem do que com e só em casos muito raros alguém é mais bonito na vida real que nas fotografias do facebook - fotografias escolhidas a dedo, para as quais posamos com a consciência dos melhores ângulos e às quais editamos a luminosidade ou algo mais.
Por favor, não partam do princípio de que, por ter uma cara pequenina e magra, eu sou totalmente magra. E por ter as pernas altas e esguias, não significa que não tenha gordura, fora todas as imperfeições da minha pele que escondo ou com cosméticos ou com tecido. Toda a gente parece mais bonita quando se apruma para tal.
Era só isto.

Etiquetas: , ,

Comentários:
most accurate post ever, amo-te e apoio-te na luta contra a fatness, vamos ao insanity e ser lindas para nós próprias because we're worth it
 

Enviar um comentário